Bem-vindo a Prefeitura Municipal de Vassouras   Click to listen highlighted text! Bem-vindo a Prefeitura Municipal de Vassouras

Nossa História

Início / A Cidade / Nossa História

Nossa História

            O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha

            Detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural, herança dos tempos áureos do café no Vale do Paraíba fluminense, Vassouras é considerado o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro.
            Parte desse legado se materializa pelo conjunto urbanístico e paisagístico existente até hoje na cidade, tombado pelo IPHAN.
Herança da época dos Barões do Café, a cidade possui um centro histórico provido de grandiosos palacetes e suntuosos casarões, reflexo de sua historia cheia de riquezas. Marca de um tempo chamado então  de “Ouro Verde”, em que a cidade foi o coração do Brasil Império movido pela economia do cultivo do café e pelas mãos dos escravos.         Mais que mão de obra os africanos e seus descendentes trouxeram mudanças substancias na forma de viver em sociedade no Brasil. Suas heranças culturais foram incorporadas a tantas outras tradições formando uma identidade única: a do brasileiro.
            Grande parte dessa historia ainda permanece presente nas diversidade dos grupos e manifestações da cultura popular da cidade de Vassouras: jongueiros, grupos de capoeira e calangueiros dividem espaço com a Folia de Reis e grupos de Caninha Verde, enchendo seu cotidiano de historia e tradição, diversidade e musica.

Vassouras Dados Geográficos

Altitude: 418m
Temperatura media: 23º C
Território: 448km
População: 35.000 habitantes IBGE
Latitude: 22:24:145
Longitude: 43:39:45w
Localização: Região Centro Sul Fluminense
Área: 532,4 km²
Limites: Valença, Barra do Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul e Rio das Flores
Clima: Tropical de altitude
Temp. média anual: 20 °C
Distância da Capital: 116 km

Fotos

Brasão e Bandeira

O Brasão foi inicialmente criado com a deliberação n.º 30, de 20 de Março de 1924; e atualizado com a deliberação n.º 353, de 26 de Abril de 1957.

Brasão fundo branco
Bandeira de Vassouras

Precisa usar nosso Brasão?
Disponibilizamos o arquivo para download.

Click to listen highlighted text!