Bem-vindo a Prefeitura Municipal de Vassouras   Click to listen highlighted text! Bem-vindo a Prefeitura Municipal de Vassouras

Secretarias

Início / Prefeitura / Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional

Secretaria de Administração

Secretária: Claudia Fernandes Lavinas do Canto
Secretaria Municipal de Administração

Tel.: (24) 2491-9000 – Ramal: 9074
E-mail: adm.prefeituradevassouras@yahoo.com.br
Av. Otávio Gomes , 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: A secretaria que gerencia o patrimônio municipal e coordena todas as políticas de pessoal e RH da Prefeitura e seus órgãos e autarquias. Elabora estudos para formulação da política de pessoal, material, patrimônio, segurança patrimonial, telecomunicações, previdência e assistência, em consonância com as diretrizes de desenvolvimento do município e estabelece as medidas necessárias a sua execução.

Secretaria de Assistência Social

Secretária: Rosa Maria Coelho
Secretaria Municipal de Assistência Social

Tel.: (24) 2471-2226
E-mail: acaosocialvass@gmail.com.br
Avenida Sebastião Manoel Furtado, 672 – Santa Amália
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h


Competências da Entidade: A Secretaria Municipal de Assistência Social tem por finalidade propiciar aos habitantes do Município, especialmente aos mais carentes, conhecimentos de seus direitos fundamentais e, meios eficazes para exercitar tais direitos, removendo os obstáculos para acesso à justiça, promovendo assim, o pleno exercício da cidadania; além de definir e desenvolver políticas sociais destinadas aos que vivem às margens dos meios de produção e dos benefícios da sociedade, e à melhoria da qualidade de vida do cidadão, bem como articular as políticas sociais básicas…

Secretaria de Cultura

Secretária: Ângela Maria da Silva
Secretaria Municipal de Cultura e Lazer

Tel.: (24) 2491-9000 – Ramal: 9010
E-mail: culturavassouras@gmail.com
Av. Otávio Gomes, 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer tem por finalidade planejar e garantir a prestação dos serviços públicos na área de esporte, da cultura, do lazer e do turismo, no âmbito do Município, fundamentando-se nos princípios democráticos da liberdade de expressão, da solidariedade e do respeito aos direitos humanos, visando constituir-se em instrumento do desenvolvimento da capacidade de elaboração, reflexão e crítica da realidade.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Secretário: Severino Ananias Dias Filho
Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Turismo

Tel.: (24) 2491-9000 – Ramal: 9018
E-mail: sict.pmv@gmail.com
Av. Otávio Gomes, 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: A principal função desta Secretaria é prestar assessoria ao Prefeito, organizando e administrando o sistema de planejamento e formulando a política de desenvolvimento socioeconômico do Município. Administra visando estimular o desenvolvimento municipal no âmbito da indústria, comércio, formação profissional e Turismo, objetivando o bem estar social, a qualidade de vida, geração de emprego e renda.

Secretaria de Educação

Secretária: Magda Elaine Sayão Capute
Secretaria Municipal de Educação

Tel.: (24) 2491-9000 – Ramal: 9034
E-mail: vassourassmed@gmail.com
Av. Otávio Gomes, 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: A Secretaria Municipal de Educação é o órgão da responsável por elaborar a política educacional do município de Vassouras, coordenar a sua implantação e avaliar os resultados, com o objetivo de assegurar a excelência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Público, é o objetivo primeiro da Secretaria Municipal de Educação. Sua missão é garantir aos vassourenses uma educação pública inclusiva, sustentável, democrática e participativa, visando ao desenvolvimento integral do ser humano e seu preparo para o exercício da cidadania.Cabe à Secretaria Municipal de Educação cuidar das crianças e jovens da Educação Infantil (6 meses a 5 anos); do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos.

Secretaria de Esporte e Lazer

Secretário: Luiz Mário da Silva
Secretaria Municipal de Esporte

E-mail: smel.vassouras@hotmail.com
Rua Aldo Cavalli, 60 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: A Secretaria de Esporte e Lazer de Vassouras foi criada em 2009, com a missão de Propor e coordenar políticas públicas efetivas voltadas à promoção do esporte e da atividade física, promovendo integração social e qualidade de vida.

Secretaria de Fazenda

Secretário: Leonardo Fernandes de Andrade
Secretaria Municipal de Fazenda

Tel.: (24) 2491-9000 – Ramal: 9013
E-mail: pmvfazenda@gmail.com
Av. Otávio Gomes , 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: A Secretaria Municipal de Fazenda de Vassouras (SMF), compete dentre outras atribuições a coordenação e o controle da administração econômico-tributária, fiscal e orçamentária do Município de Vassouras. Cabe ainda à SMF instituir impostos como IPTU, ISS, ITBI e Taxas. A Fazenda tem competência legislativa plena, ou seja, pode determinar a incidência dos impostos, formas de lançamento e cobrança, assim como modos de arrecadação e fiscalização. No Município de Vassouras, essa competência é exercida por meio do Código Tributário do Município – CTM.

Secretaria de Governo e Planejamento

Secretário: Leonardo Pereira da Rocha
Secretaria Municipal de Governo e Planejamento

Tel.: (24) 2491-9000 – Ramal: 9039 – 9046
E-mail: juridicogabinetepmv@gmail.com
Av. Otávio Gomes , 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: Compete à Secretaria Municipal de Governo e Planejamento gerir e coordenar as áreas de projetos, planejamento, orçamento, guarda civil, trânsito, defesa civil, meio ambiente e tecnologia da informação. Está entre suas atribuições o acompanhamento do relacionamento entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. A elaboração e acompanhamento da tramitação de projetos de lei, de autoria do executivo, da tramitação dos processos legislativos e dos processos administrativos, que podem ser transformados em leis, convênios ou decretos. Compete ainda, coordenar e gerenciar direta e expressamente a estrutura organizacional integrante da pasta; cumprir e fazer cumprir todos os atos necessários para a correta programação e execução orçamentária no âmbito do Poder Executivo, marcadamente os programas, projetos ou atividades constantes no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual.

Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico

Secretaria: Geovani Nunes Dornelas
Secretaria Municipal de Urbanismo e Patrimônio Histórico

Tel.: (24) 2491-9000
E-mail: smuphvassouras@gmail.com
Av. Otávio Gomes, 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: Cabe à pasta planejar, coordenar e promover as atividades relativas ao desenvolvimento físico-territorial e ao licenciamento do parcelamento da terra e de obras em terrenos particulares e públicos. É responsável também por gerir os projetos de restauro e licença relacionado Patrimônio Histórico e Cultural da cidade em parceria principalmente com o IPHAN, INEPAC e UNESCO.

Secretaria de Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural

Secretário: Danilo Alves Pereira
Secretaria Municipal do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural

Meio Ambiente | Tel.: (24) 2491-9000 – Ramal: 9003 – 9004
E-mail: meioambientepmv@gmail.com
Agricultura | Tel.: (24) 2491-1896
E-mail: agriculturapmv2017@gmail.com
Av. Otávio Gomes, 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder político municipal e à coletividade o dever de defendê-lo, preservá-lo e restaurá-lo para as presentes e futuras gerações, bem como planejar, coordenar e fomentar o desenvolvimento rural sustentável do município de Vassouras.

Secretaria de Integração de Políticas da Mulher

Secretária: Rosa Maria Coelho
Secretaria Municipal de Integração de Políticas da Mulher

Tel.: (24) 99914-2726
E-mail: smipm.vassouras@gmail.com
Rua Expedicionário Sebastião Paiva, 92 – Residência
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: Contribuir para a emancipação social e econômica da mulher, ampliando e desenvolvendo projetos essenciais na perspectiva do seu empoderamento e a conscientizando sobre seu papel essencial no contexto político, social e familiar. Tem como objetivo ser referência para o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres, contribuindo para o seu despertar quanto ao protagonismo do seu papel na sociedade. As ações da Secretaria são pautadas pelos valores de: igualdade de gênero, respeito, cooperação e compromisso com os direitos das mulheres.

Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Transporte

Secretário: Beatriz da Rocha Pereira
Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Transportes

Tel.: (24) 2491-9000 – Ramal: 9024
E-mail: pmv_smosp@yahoo.com.br
Tel.: (24) 2471-1139 / (24) 2471-9103
E-mail: semutrans@bol.com.br
Av. Otávio Gomes , 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: A Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos é órgão de assessoramento ao(a) Prefeito(a) e de planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação de obras públicas municipais, saneamento, urbanização, viação e núcleo central dos sistemas de manutenção e infra-estrutura urbana, dos serviços públicos do Município.

Secretaria de Políticas Públicas

Secretário: Rodrigo Rodrigues da Fonseca
Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Gestão

Tel.: (24) 2491-9000
E-mail: rodrigo.gestao.pmv@gmail.com
Av. Otávio Gomes, 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: Formular, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à gestão governamental de políticas públicas nos diversos órgãos da Administração Direta.

Secretaria de Saúde

Secretária: Larissa Vieira Ramos
Secretaria Municipal de Saúde

Tel.: (24) 2491-9650
E-mail: gabinetesmsvassouras@gmail.com
Praça Juiz Machado Jr, 19 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: I. Propor e implementar políticas públicas de gestão e promoção da saúde no município, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde. II. Gerir o Sistema Único de Saúde no ambito municipal. III. Promover o acesso universal da população às ações e serviços de Atenção e Vigilância em Saúde, observando os princípios estruturantes do SUS. IV. Estabelecer, em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores, a agenda para a realização das audiências públicas previstas em lei. V. Articular-se e participar dos órgãos de controle social. VI. Articular-se com órgãos e entidades integrantes e complementares do Sistema Único de Saúde, com vistas à melhor realização dos seus objetivos.

Secretário: Fabio Gonçalves Rosalla
Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil

Tel.: (24) 2230-2230
E-mail: segvass.pmv@gmail.com
Rua Álvaro Soares, 75 – Madruga
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: Garantir a ordem pública e a preservação das garantias do cidadão, bem como a proteção da vida e do patrimônio por meio da atuação conjunta dos seus órgãos de segurança; Promover ações e políticas de inteligência, prevenção, contenção e repressão da macrocriminalidade, crime organizado e controle de armamentos; atuar de forma integrada com entes da Federação, Poderes, instituições e órgãos da Administração Pública Estadual para implementação de ações, mediante aporte de inteligência e tecnologia no combate e prevenção à corrupção e à lavagem de ativos; propor e executar planos e ações que visem à redução dos índices de violência e criminalidade, assim como à prevenção e combate a sinistros; Produzir e gerenciar dados, estudos e estatísticas sobre violência, criminalidade e vitimização; Exercer as atribuições de polícia administrativa e de fiscalização de atividades potencialmente danosas, articulando-se com os órgãos competentes para a execução da polícia ostensiva de trânsito.

Brasão Prefeitura

Controladora Geral do Município: Gilda da Cruz Mangueira Muniz
Controladoria Geral do Município

Tel.: (24) 2491-9064
E-mail: controladoriavassouras@gmail.com
Av. Otávio Gomes, 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: Supervisão técnica dos órgãos que compõem todo o sistema de controle interno; coordenar e supervisionar o sistema de correição; realizar auditorias e inspeções de natureza financeira, orçamentária, contábil, operacional e patrimonial nas unidades da administração pública; estabelecer plano de capacitação dos servidores que integram o sistema de controle interno; Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional; Avaliar o cumprimento as metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo do orçamento do município; Definir estratégias de transparência na administração pública; Estabelecer diretrizes de combate á corrupção; Definir as estratégias para comprovar a legalidade e avaliar os resultados , quanto a eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades de direito privado; Exercer controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres .

Brasão Prefeitura

Procuradora Geral do Município: Lucia Helena Soares Coelho
Procuradoria Geral do Município

Tel.: (24) 2491- 9000 – Ramal: 9030 – 9029
E-mail: procuradoriageral.pmv@gmail.com
Av. Otávio Gomes, 395 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: Prestar consultoria e assessoramento jurídico a Administração Direta, incluída a assistência ao Prefeito nos assuntos relativos a entidade da Administração Indireta; Representar o Município em qualquer juízo ou tribunal, atuando nos feitos em que tenha interesse, em matéria tributária e fiscal, inclusive; Representar em regime de colaboração, interesse da entidade da Administração Indireta, em qualquer juízo ou tribunal, mediante solicitação da entidade e autorização do Prefeito; Manter coletânea atualizada da legislação, doutrina e jurisprudência sobre assuntos de interesse do Município, como subsídio às atividades da Administração Pública e informação à população; Coordenar outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos.

Brasão Prefeitura

Diretor Executivo Fuprevas: Felipe Barros Nogueira de Paula
FUPREVAS (Instituto de Previdências do Município de Vassouras)

Tel.: (24) 2471-1709
Site: www.fuprevas.rj.gov.br
E-mail: fuprevas@yahoo.com.br
Praça Duque de Caxias, 02 – Centro
Horário de Atendimento: 08:00h às 17:00h

Competências da Entidade: O Instituto de Previdência do Município de Vassouras – RJ é o Regime Próprio de Previdência Social legalmente instituído pela Lei 2.082 de 27 de Fevereiro de 2004. Com a finalidade de garantir a todos servidores estatutários do Município de Vassouras o beneficio de Aposentadorias, Auxilio Doença e Salário Família e os seus dependentes o beneficio de Pensão por Morte e Auxilio Reclusão. A Administração é feita através de Diretoria Executiva, Superintendência Administrativa, Controladoria Autarquica, Coordenadoria de Beneficio, Coordenadoria de Contabilidade e Coordenadoria de Finanças e Tesouraria, sempre observando todas as normas previstas na Legislação.

Click to listen highlighted text!